terça-feira, 22 de julho de 2008

Ambulâncias e a falta de bom senso

Segundo a ABP (Associação Brasileira de Pacientes), 35% dos doentes transportados em ambulâncias ficam surdos e 100% dos motoristas de ambulâncias são completamente surdos. Não é de se espantar, já tentaram ficar perto de uma ambulância com a sirene ligada? Uma experiência completamente atordoante. Agora imaginem como se sente o pobre do doente que está lá dentro e é obrigado a aguentar a sirene durante todo o trajeto. É por isso que pedem silêncio dentro dos hospitais, os coitados dos doentes tiveram seus tímpanos fustigados pela sirene e agora precisam de calmaria absoluta. Na verdade, acho que os hospitais foram criados para tratar dos transtornos auditivos e psicológicos causados pelas sirenes.

Outro dado interessante é que o horário em que as ambulâncias estão à toda é justamente a hora do rush entre 17h e 19h. Isto quer dizer que as pessoas passam mal por volta desse horário. Não seria melhor e mais conveniente passar mal em outro horário? Talvez de madrugada, quando não há ninguém nas ruas e chega-se muito mais rápido ao hospital? Nesse caso talvez nem precisem ligar a sirene da ambulância. Até para passar mal tem que ter bom senso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza vc nunca precisou de uma ambulância, senão não teria dito esta bobagem. Muitas vidas são salvas dentro de uma UTI Móvel. A sirene é um dispositivo imprencidível em um socorro de emergência. Ao contrário do que a pesquisa diz, o paciente e a equipe médica na qual o motorista faz parte, escutam muito pouco do dispositivo sonoro, pois a viatura contém uma boa vedação para este tipo de som.
Quanto a quem está fora, falta mais educação no trânsito. Pois se escutassem o dispositivo e dessem passagem ninguem se estressava.