sexta-feira, 4 de julho de 2008

Meus parabéns!

Nós, seres humanos (Homo sapiens), temos por volta de 200 mil anos de idade. A canção "Happy Birthday to You" foi composta nos EUA por volta de 1900. Fazendo uma conta grosseira, a humanidade passou aproximadamente 199.900 anos comemorando aniversários sem cantar "Parabéns". Aqui no Brasil a coisa é mais atrasada ainda. Em 508 anos de história só cantamos "Parabéns" há 66 anos, pois só em 1942 que os versos do "Parabéns pra Você" foram escritos. Duas inevitáveis e oportunas questões se fazem necessárias: Como é que celebrávamos os aniversários antes do advento do "Parabéns pra Você"? Sem o "Parabéns" como se sabia a hora de cortar o bolo?

O "Parabéns" é o momento máximo, o ápice, o apogeu de uma comemoração de aniversário. Qualquer festividade comemorativa pró-nascimento que se preze só se faz completa e ganha sentido quando alguém diz:"Agora vamos cantar o 'Parabéns'!" Ir embora de uma festa antes de cantar o "Parabéns" pode ser considerado delito grave e falta de consideração para com o aniversariante.

Além do intrínseco valor cultural e sentimental que o "Parabéns pra Você" traz em seus melodiosos versos, também é inegável sua influência econômica na sociedade de consumo pós-moderna e neoliberal. O "Parabéns pra Você" é a força motriz do milionário mercado dos buffets infantis. Em média uma festinha de buffet custa entre R$ 3 mil e R$ 5 mil. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que o "Parabéns pra Você" é o principal elemento para a precificação das referidas festinhas de salão. Afinal do que valeria uma sofisticada festinha de buffet sem a gloriosa canção?

Intrigante mesmo é imaginar como nossos antepassados faziam para comemomar aniversários antes do "Parabéns pra Você". Acho que vou perguntar para minha avó como era... Será que falavam só "ÊÊÊÊÊÊ", davam uns tapinhas nas costas do aniversariante e depois iam embora? Será que todos os convidados contavam até três e diziam "parabéns" ao mesmo tempo e em uníssono?

Um comentário:

Unknown disse...

Oie.....tô achando o máximo ler o seu blog.
Não esquece de perguntar para a sua avó e depois nos contar como era...vou ver se dou uma perquisada com a minha tbém...rs...
Beijos